Na tarde desta quinta-feira (8), o deputado estadual e líder do governo na Assembleia, Zé Neto (PT), participou da solenidade de formatura de 14 turmas do PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, sob o comando da 64ª CIPM, liderada pelo Major Lucio. Neste dia foi a vez de crianças e adolescentes de 6 escolas de Feira de Santana receberem o certificado de conclusão do programa.
Convictos e acreditando no presente e no futuro, mais de 400 jovens fizeram o juramento de dizer não às drogas e à violência. Hoje foi a conclusão de todo um aprendizado que durou 3 meses. As aulas, que aconteceram uma vez por semana nas escolas, foram ministradas pelo instrutor Sarfento Ângelo Márcio, que se diz satisfeito com o resultado. "Com o Proerd nós nos antecipamos, fazendo um trabalho de conscientização para que o jovem não entre no mundo das drogas", explica.
As aulas semanais falam sobre diversos temas do cotidiano e que acabam mudando a vida de muitos jovens. Tópicos como riscos e consequências do uso de drogas; bullying; maneiras de dizer não às drogas; resolução de conflitos sem recorrer à violência; como resistir à pressão de gangues e lidando com tensões são alguns dos conteúdos abordados em sala de aula.Além dos certificados de conclusão de curso, os alunos com melhores redações de cada turma foram premiados com uma bicicleta cada.
Segundo o deputado Zé Neto, o Proerd é um meio utilizado para mostrar aos pequenos que existem sim outras alternativas e bons caminhos a se seguir. "O que falta para muitos jovens é instrução e diálogo, e é isso que o programa propõe: orientá-los e educá-los para lidar com as adversidades do dia a dia", conclui.
Para o comandante do Comando de Policiamento da Regional Leste (CPRL), o coronel Adelmário Evangelista Xavier, a formação destes jovens tem grande importância para a vida em sociedade. "Agora, eles se tornam verdadeiros parceiros da segurança pública de todo o estado, e agem como multiplicadores da luta contra a violência", declara Xavier.
O aluno Marcos Vinicius de Jesus, de 14 anos, avalia o Proerd positivamente. Para ele, os assuntos discutidos em sala vão ser levados para toda a vida. "Aprendi muitas coisas interessantes, como por exemplo não usar a violência para resolver as coisas, e muito menos o bullying. Aprendi que o diálogo é o melhor método pra tudo", explica.
Na oportunidade, o deputado Zé Neto agradeceu o trabalho e empenho dos policiais militares no Proerd, em especial ao comandante do Comando de Policiamento da Regional Leste (CPRL), o coronel Adelmário Evangelista Xavier; ao comandante da 64ª Companhia Independente de Polícia Militar (64ª CIPM), Major Lucio; e ao instrutor das turmas do Proerd da 64 CIPM, Sargento Ângelo Márcio; e também parabenizou a todos os concluintes do programa.
SOBRE O PROERD
Adaptado do programa norte-americano DARE - Drug Abuse Resistance Education, o Proerd surgiu no Brasil em 1983, mas foi só em 1998 que chegou na Bahia, ganhando força em 2003. Desde então o programa alcança jovens com o propósito de instruí-los a não percorrerem os caminhos do crime. Em uma parceria entre a escola, a polícia e a família, o Proerd visa transmitir uma mensagem de valorização à vida, onde os jovens prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência.