Com o intuito de discutir a importância e os direitos das mulheres nas corporações da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) da Bahia, o deputado estadual Marcelino Galo promoveu, na manhã desta terça-feira (14), na Assembleia Legislativa, uma Audiência Pública intitulada de “A condição da mulher na PM e no CBM”.
O direito de reserva aos 25 anos de serviço foi a principal pauta de discussão do encontro que reuniu deputados estaduais e representantes do Ministério Público, da PM, do CBM, e de movimentos sociais. Durante o encontro também foram discutidos a violência contra as mulheres na sociedade, as discriminações, o empoderamento feminino e o papel das mulheres nas forças militares.
O deputado estadual e líder do governo Zé Neto participou da audiência e na ocasião relembrou as lutas junto às categorias. “Temos muitas conquistas junto aos policiais e bombeiros, como a medida constitucional que permite que policiais militares possam exercer a função de professor e independência dos Bombeiros, ações que demonstram o quanto esta casa e governo do estado, com todo o apoio do Governador Rui Costa, são comprometidos com a PM e o CBM”, disse.
Zé Neto também falou sobre o direito de reserva das mulheres. “Defendo que as mulheres se aposentem com 25 anos de serviço, diferente dos homens que devem entrar em reserva com 30 anos, mas há um processo de diálogo que precisamos realizar por causa da crise econômica e política que atinge todo o Brasil”, afirmou.