A mata ciliar da Lagoa Subaé que é uma Área de Preservação Permanente que abriga a nascente do Rio Subaé está em processo de recuperação realizada pela Embasa em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Feira de Santana.
Estão sendo plantadas cerca de 300 mudas de diversas espécies entorno da lagoa, o objetivo é reverter o quadro de degradação que existe no local, com essa intervenção será possível um filtro natural que impede que vários poluentes cheguem às águas, além de evitar a erosão na margem da lagoa. Além disso, a vegetação ajuda na preservação da fauna e flora, equilibra a temperatura e diminui a evaporação.
De acordo com a engenheira sanitarista da Embasa, Lívia Gonsalves, este sistema de recuperação foi criado levando em consideração as características do local para garantir o exceto da conservação, inclusive, conta com a manutenção, e necessário que haja sensibilidade da população para que seja mantido esse projeto, pois é contínuo “o Rio Subaé é um patrimônio da Bahia. É preciso que haja a participação de todos os segmentos da sociedade na preservação dessa nascente e da vegetação ciliar que estamos implantando para garantir a preservação do rio”, afirma o gerente da unidade regional da Embasa em Feira de Santana, Euvaldo dos Santos Neto.
O projeto é fruto de um Termo de Compromisso e Compensação Ambiental afirmado entre esses órgãos e conta com parceria da ação social dos alunos da Escola Municipal Santo Expedito.
27
Dez