Buscar a melhoria da saúde pública na Bahia. Com este objetivo, o deputado Zé Neto (PT) apresentou um projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade da manutenção de aparelho desfibrilador externo automático em locais que designa e que tenham concentração/circulação média diária de 1.500 ou mais pessoas.
A proposição do parlamentar petista determina que todos os aeroportos, shopping centers, centros empresariais, estádios de futebol, hotéis, hipermercados e supermercados, casas de espetáculos, clubes, academias, locais de trabalho e toda e qualquer empresa privada concessionária de serviço público mediante contrato administrativo com concentração/circulação média de 1.500 pessoas, ficam obrigados a manter aparelho desfibrilador externo automático, em suas dependências.
“O foco central deste projeto de lei é buscar a melhoria da saúde pública no Estado da Bahia, mediante a disponibilização de atendimento de Suporte Básico de Vida para atender toda população do Estado, nos mais diversos locais onde possa existir concentração frequente de milhares de pessoas, diminuindo a probabilidade da ocorrência de maus súbitos decorrentes de parada cardíaca”, afirma o deputado Zé Neto.
O parlamentar ainda destaca que são registrados, no Brasil, mil casos de morte súbita decorrente de arritmia cardíaca por dia, o que representa 45 mortes por hora e quase duas por minuto. “No que diz respeito ao Desfibrilador Externo Automático é um aparelho que possibilita a ressuscitação cardíaca, utilizado no Suporte Básico de Vida, podendo ser utilizado até por leigos”, afirmo o petista no documento.
27
Dez