Na manhã desta quarta-feira (11), o Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador foi palco de um ato político organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que reuniu nomes da política estadual e nacional, como o ex-presidente Lula e o ex-governador da Bahia Jaques Wagner. O 29º Encontro Estadual do MST na Bahia, que segue até o dia 14, reúne políticos, representantes de movimentos sociais e trabalhadores rurais de 10 regiões do estado. O objetivo do encontro é avaliar, planejar, estudar e construir coletivamente a luta em defesa da Reforma Agrária Popular na Bahia.
O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, participou do evento e destacou a importância da luta do movimento. “Parabéns ao MST pelo evento, o encontro foi espetacular! É importante que os movimentos continuem lutando. Precisamos de lutas e de convicção de onde queremos chegar”, disse ele.
Na oportunidade, o deputado parabenizou o ex-presidente Lula pelo seu discurso e pela sua representatividade no Brasil. “Parabéns a Lula pelo que ele é nas nossas vidas e pelo que ele representa nesse momento em que a esperança precisa ser reanimada e a luta recomposta. Lula, mais uma vez, foi brilhante! como sempre debulha muito bem esse contexto político que estamos vivendo. Ele foi muito feliz quando disse que o que mais incomoda as elites e aqueles que dominavam economicamente o país não foram os erros e sim os acertos do PT. O partido pode trazer para a cena política e social, para o contexto de consumo, aqueles que antes ficavam apenas na periferia e longe da casa grande”, afirmou o deputado.
Sob aplausos e coro de “Lula guerreiro do povo brasileiro!”, o ex-presidente fez um discurso forte, onde falou sobre a importância da valorização da agricultura familiar e da construção da Reforma Agrária Popular, pois são os pequenos agricultores que põem o alimento na mesa dos brasileiros. Além disso, Lula falou sobre as conquistas do governo do PT, sobretudo, para os menos favorecidos. O ex-presidente criticou o governo ilegítimo de Michel Temer (PMDB), momento em que os presentes ecoaram o grito de “Fora, Temer!”
O evento contou com a participação de representantes de movimentos, partidos de esquerda e organizações populares. Dentre os participantes estavam o presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Rui Falcão; João Pedro Stedile, da coordenação nacional do MST; Elizangela Araújo, diretora da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf).