O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, participou na tarde, desta quinta-feira (19), da reunião onde o governador Rui Costa e prefeitos de 28 cidades da região de Feira de Santana assinaram o protocolo de intenções para a formação do consórcio. Na ocasião, Rui Costa também autorizou o processo de licitação para construir a Policlínica Regional de Saúde, em Feira de Santana.
Com investimento estimado em cerca de R$ 23 milhões, entre obras e equipamentos, a policlínica vai atender a Feira de Santana e municípios da região. A policlínica será construída no núcleo de saúde, entre o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e o Hospital Especializado Lopes Rodrigues. Nessa área funciona também o Hospital Estadual da Criança (HEC) e a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA). A previsão é que o processo de licitação dure cerca de 45 dias, após esse período a ordem de serviço para a construção deve ser assinada. Depois da ordem de serviço, a obra deve levar cerca de 10 a 12 meses para ficar pronta.
O deputado Zé Neto comemorou a conquista e agradeceu pela atenção que o Governo do Estado tem dado à área de saúde. “Quero agradecer ao governador Rui e ao secretário Fábio Vilas-Boas por esse grande investimento que está sendo feito em toda a Bahia com as policlínicas regionais consorciadas pelos municípios. É uma grande conquista para a região, especialmente, para a nossa Feira de Santana que de cada 100 atendimentos na policlínica terá 40 atendimentos designados para dentro do município”, disse.
Zé Neto destacou ainda a importância da construção da policlínica para a melhoria do sistema de saúde. “Isso é uma mudança de paradigma que vai melhorar o atendimento de média complexidade, principalmente, em exames e atendimentos especializados para várias regiões que antes tinham essa carência. Com certeza esses atendimentos farão a diferença na regulação, e também vai melhorar o nosso atendimento hospitalar porque à medida em que melhora o atendimento de media complexidade e intermediário, é obvio que o paciente vai ter uma qualidade de vida melhor. Com um cuidado mais adequado ele vai precisar ir menos ao hospital em última instância”, ressaltou.
Além de investir na construção da policlínica regional, o Governo do Estado arcará com 40% dos custos de manutenção da unidade de saúde e os outros 60% serão rateados proporcionalmente pelos municípios de acordo com o número de habitantes. A policlínica vai oferecer consultas, exames e procedimentos em até 18 especialidades médicas, a exemplo de angiologista, cardiologista, endocrinologista, gastroenterologista, mastologista e neurologista. Exames e serviços como ecocardiograma, eletrocardiograma, endoscopia digestiva, colonoscopia, tomografias e ressonâncias.
Os municípios participantes do consórcio, que serão beneficiados com a policlínica de Feira de Santana, somam mais de 1 milhão de habitantes. Os 28 municípios que integram o consórcio são Amélia Rodrigues, Anguera, Capela do Alto Alegre, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Feira de Santana, Ichú, Ipirá, Irará, Mundo Novo, Nova Fátima, Riachão do Jacuípe, Santanópolis, Santo Estevão, Serra Preta, Teodoro Sampaio, Antônio Cardoso, Baixa Grande, Candeal, Gavião, Ipecaetá, Pé de Serra, Pintadas, Rafael Jambeiro, Santa Bárbara, São Gonçalo dos Campos, Tanquinho e Terra Nova.
19
Jan