Na manhã desta terça-feira (24), o deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Zé Neto (PT), visitou o espaço cedido pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) para a Associação de Fanfarras e Bandas da Bahia (AFAB/BA).
O imóvel localizado na Rua Gregório de Matos, nº 26, no Centro Antigo de Salvador, ainda precisa passar por obras de recuperação para adequar o uso do Patrimônio Histórico, tarefa que o Governo do Estado não tem medido esforços.
Juntamente com o deputado, o representante do mandato Kennedy Kruschev e a presidente da AFAB Raimunda Santana, pontuaram para a equipe do IPAC dirigida pelo arquiteto baiano João Carlos de Oliveira, o supervisor operacional da diretoria do Centro Antigo- Conder, Milton Melo e Mauricio Matias, diretor do Centro Antigo de Salvador- Conder, as prioridades necessárias e avaliaram as condições do espaço para o funcionamento adequado.
A conquista, que representa um marco histórico para o movimento de fanfarras no Estado, contempla além da AFAB, a Liga Cultural de Bandas Musicais da Bahia (LICBAMBA), presidida por Luiz Carlos Souza; e a Federação Baiana de Fanfarras (FBF), presidida por Edson Ribeiro; que poderão utilizar o local para discutir as demandas do segmento.
Durante a visita, Zé Neto comemorou a conquista. “É uma grande alegria poder estar hoje com o Movimento de Fanfarras, sabendo que daqui para frente eles vão ter um espaço dentro do Pelourinho, um lugar qualificado em todos os aspectos, principalmente os culturais. Essa conquista, com certeza, vai ajudar as associações que se reúnem em torno da AFAB comanda pela competente Raimunda. Esse espaço vai melhorar a articulação e organização do movimento, não apenas em Salvador, mas em toda Bahia. Agradeço a atenção dos colaboradores do Ipac em nome do diretor João Carlos e da Conder, que foram atenciosos nessa nossa visita, e tem feito um excelente trabalho de ocupação de espaços no Pelourinho e Centro Histórico com organizações sociais. Isso faz uma grande diferença na preservação e avanço da cultura no nosso estado”, afirmou.
24
Jan