Com o objetivo de debater os avanços e desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia, bem como aspectos relacionados à vigilância, regulação, medicamentos e financiamento, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems/BA) reuniram representantes de 364 municípios baianos nesta terça-feira (7), no hotel Fiesta, em Salvador, no Seminário de Integração da Gestão da Saúde, que segue até este quarta-feira.
Na ocasião, o deputado Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa prestigiou o evento e falou sobre a importância dessa iniciativa. “É muito oportuno esse evento, momento extraordinário para que os municípios possam assimilar melhor as questões administrativas que envolvem o SUS e a Sesab. Pois, com as diversas mudanças na política de saúde do Estado e da União, os aspectos técnicos administrativos precisam discutidos para as informações chegarem de forma adequada aos gestores municipais.” Disse.
O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, apontou que a busca pela eficiência deve ser a meta de todo gestor público, sobretudo, daqueles que atuam na área da saúde. "Em um cenário nacional de grave subfinanciamento, o recurso público é ainda mais escasso. Como ofertar mais serviços de saúde com o mesmo recurso ou menos? Repensar os fluxos, capacitar