Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Combate às Endemias (ACE) de 12 municípios da Bahia reuniram-se na manhã desta sexta-feira (17), na cidade de Valença, para discutir sobre como as reformas da Previdência Social afetam a categoria. O deputado estadual Zé Neto esteve presente no debate, junto ao diretor de Atenção Básica da Secretaria de Saúde do Estado, Cristiano Sóster e Valmir da Palma, coordenador geral do Sindicato Intermunicipal dos ACS e ACE da Bahia (Sindracse).
”Para mim é sempre uma alegria imensa participar de encontros com Agentes de Saúde, especialmente aqui na região de Valença onde tenho um grande companheiro e colaborador que é Roque Honorato. Hoje fizemos um bom debate sobre as regras da Previdência, os riscos dessa reforma que vem aí olhando muito mais os interesses do capital do que dos trabalhadores e trouxemos o especialista da Atenção Básica do nosso Estado, Cristiano Sóster. Portanto, mais uma vez estou fazendo o que eu mais gosto na política que é estar no meio de nossa gente, discutindo, ouvindo e propondo, podendo fazer a missão mais relevante da vida pública que é atender às pessoas, especialmente esses que têm uma história de luta na Bahia e no Brasil que são os agentes”, declarou Zé Neto.
Na oportunidade, Cristiano Soster destacou importantes melhorias que estão sendo propostas para contribuir com o trabalho dos Agentes de Saúde. “São melhorias como roupas mais adequadas para proteção do sol e aplicativos que facilitem a comunicação e atuação em campo”, afirmou.
Roque Honorato, colaborador do mandato e fundador do Sindracse, fez questão, em sua fala, de destacar a constante contribuição de Zé Neto à categoria. “Quem acompanha a vida do deputado sabe o quanto ele nos ajuda, o quando ele se dedica para contribuir com a nossa categoria”.
O debate também contou com a presença do vereador Adailton Francisco, da vereadora Lorena Mercês, do representante do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Valença, Adalício de Jesus, do representante da Associação dos Taxistas de Valença, Jailton Queiroz, bem como de Djalma Bonfim, da Federação das Associações de Jiquiriçá e Jorge, do Conselho de Meio Ambiente.
Os Agentes de Saúde presentes vieram das cidades de Valença, Nazaré, Ituberá, Igrapiúna, Taperoá, Muniz Ferreira, Jaguaripe, Presidente Tancredo Neves, Cairu, Aratuípe, Nilo Peçanha e Santo Antônio de Jesus.
17
Fev