Na manhã desta terça-feira (21), a Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Serviços Públicos, presidida pela deputada estadual Fabíola Mansur (PSB), recebeu o Fórum de Diretores e Diretoras da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), para discutir a importância do ensino superior no estado. O deputado estadual e líder do Governo, Zé Neto (PT), também participou da reunião, onde representantes da categoria fizeram pronunciamentos direcionados à defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade a serviço do povo e do desenvolvimento da Bahia.
Na ocasião, o deputado levantou duas questões que classificou como fundamentais para a discussão. “É necessário que seja discutida a venda de serviços para as universidades, uma vez que o Tribunal de Contas do Estado coibiu a ação, por ter encontrado algumas situações que não condiziam com a norma. E nós, como casa Legislativa, temos que encontrar uma solução para isso, pois as universidades devem voltar a vender serviços, afinal este era um recurso importante para investimentos na infraestrutura e no custeio. A outra questão é relacionada à necessidade de buscarmos, com mais intensidade e com mais vigor, recursos em outros âmbitos, sejam do Governo Federal, dos convênios internacionais, no setor privado, enfim de outras parcerias”, disse Zé Neto.
O líder do Governo avaliou ainda o debate de forma positiva e destacou a necessidade do cumprimento orçamentário para trazer para as universidades um pouco mais de conforto. “Não podemos esquecer que ao final do governo de Paulo Souto, as universidades consumiam em termos de investimento cerca de 3,9% do orçamento do Estado, hoje já consomem pouco mais de 5%, que inclusive era uma luta histórica das universidades que alcançaram esse patamar durante o Governo Wagner e tem se mantido durante o Governo Rui. Portanto, há um esforço dos nossos Governos em busca de soluções. Os salários melhoraram em relação ao ano passado, não diria que é o ideal, mas está muito melhor em relação ao passado. Sendo assim, as dificuldades estão postas e a gente vai ter que enfrentá-las, como estamos fazendo hoje na Casa. Parabéns a deputada Fabíola e o deputado Rosemberg por trazerem esse importante debate, que deve ser feito com serenidade e lealdade”, finalizou.
Entre os presentes na reunião também estavam, os deputados Bira Coroa (PT), Roberto Carlos (PDT), Zó (PCdoB), Rosemberg Pinto (PT), a vice-reitora da UNEB Carla Liane, o diretor da UNEB de Senhor do Bonfim Marcos Fábio e o professor Jairton Fraga da UNEB de Juazeiro.
21
Fev