Com a chegada do Carnaval, os bancos de sangue ficam em alerta devido à queda de doadores e ao aumento na demanda. Para ajudar a minimizar este problema, a deputada Fabíola Mansur (PSB) apresentou, juntamente com o secretário de Saúde Fábio Vilas-Boas em companhia do líder do Governo Zé Neto (PT), ao presidente da Assembleia Legislativa Angelo Coronel (PSD), o Projeto de Lei Nº 21.755/2016 que institui atendimento preferencial nos Postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Estado da Bahia, para os doadores regulares de sangue.
“Estamos com uma baixa grave de bolsas de sangue, devido às doações insuficientes, sendo que apenas uma bolsa pode salvar quatro vidas. Então estamos tentando, através desta lei, estimular que doadores regulares passem a ter atendimento prioritário no SAC, a fim de tentar dar um incremento nessas doações. Por isso viemos apresentar esta Lei Estadual ao nosso presidente, tendo em vista que esse período do ano tem uma das piores baixas nas doações. Queremos com isso, salvar vidas e aprovar uma Lei que visa estimular e melhorar o fluxo de doações, juntamente com outras ferramentas como a própria conscientização das pessoas e campanhas maciças”, afirmou a deputada Fabíola.
Já o Líder do Governo elogiou a proposição e pontuou a importância dessa iniciativa. “Esse projeto é muito importante, ainda precisa de pequenos ajustes para que não haja nenhum risco de inconstitucionalidade, mas com certeza valoriza aqueles que regularmente separam um pouco do seu tempo para fazer esta boa ação, não seria necessariamente uma troca, mas um reconhecimento para essas pessoas que pensam no outro e colaboram com a saúde do nosso Estado”, disse Zé Neto.
22
Fev