Em mais uma visita ao interior da Bahia, agora no município de Antônio Cardoso, na comunidade de Orobó (estrada do Salgado), o deputado estadual e líder do governo na Assembleia, Zé Neto (PT), ouviu novamente de perto os relatos e demandas sobre o sofrimento da seca na região. Na manhã desta sexta-feira (24), representantes de cerca de 180 famílias das comunidades de Orobó, Salgado, Morro da Pindoba, Sítio Novo e Cabana se reuniram com o analista de saneamento da Embasa, Euzébio Júnior, o assistente de saneamento, Nataildo Bastos e Zé Neto, que tem buscado colocar a Cerb (Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia) e a Embasa em diálogo com as comunidades.
Na oportunidade, Zé Neto destacou o quanto o governador Rui Costa tem se esforçado para solucionar esse problema, não só nessa localidade que, inclusive, será em breve atendida pelo novo sistema de água a ser finalizado em Santo Estevão (em que as obras estão sendo encerradas e vão mais do que dobrar a vazão para diversas cidades, dentre elas Antônio Cardoso, Serra Preta, Bonfim de Feira e Anguera), mas em toda Bahia.
“O governo tem tentado e muito solucionar esse problema com ações, como por exemplo, a perfuração de poços, como aqui aconteceu, mas dos seis poços que foram perfurados apenas um vai ser aproveitado em função da má qualidade da água que foi encontrada no subsolo. Dessa forma, fica a Embasa como alternativa. Os fornecimentos foram ampliados, mas a vazão acaba chegando fraca ou não chegando aos extremos, como acontece na comunidade de Orobó. E aí são novos desafios que precisam ser enfrentados”.
Zé Neto frisou que essas demandas serão levadas para a Embasa e para a Cerb, a fim de responder a essas comunidades que precisam realmente de fornecimento de água regular. “A luta continua e esperamos que nos próximos 15 dias a Embasa e a Cerb já nos tragam um diagnóstico para sabermos por onde vamos buscar essas soluções reclamadas na reunião que foi realizada aqui na comunidade. É aí que reside a nossa esperança!”, finalizou.
24
Fev