Encontro de autoridades polticas do Partido dos Trabalhadores (PT) debate desmonte da Previdncia, em Braslia

Senadores, deputados estaduais e federais, vereadores, gestores e dirigentes do Partido dos Trabalhadores de todo o País, participaram na manhã desta quinta-feira (9), em Brasília, do “Encontro de Parlamentares do PT – Contra o desmonte da Previdência”. 
O deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto (PT), participou do evento que informou, debateu e mobilizou os presentes contra a proposta de Michel Temer para reforma da Previdência, que retira direitos dos trabalhadores. Também integraram o debate os parlamentares baianos Fátima Nunes, Rosemberg Pinto, Nelson Pelegrino e Valmir Assunção.
Diante da oportunidade de reforçar a luta contra a proposta golpista de Michel Temer, Zé Neto destacou que o PT, nesse momento de reestruturação do partido e da política de oposição, tem um papel importantíssimo nas disputas que vão se dar dentro do Congresso nos próximos dias. "A reforma da previdência pode ser um tiro de misericórdia na economia e na situação social do país. Com deputados experientes, ex-ministros qualificados e um lastro de respaldo dos movimentos sociais, o Partido dos Trabalhadores tem o que propor e acima de tudo tem argumento para se contrapor, junto aos aliados da oposição e da sociedade, a esse que pode ser um dos piores momentos da história do país do ponto de vista da inclusão social, da economia de base, das garantias individuais e do sistema previdenciário de assistência aos brasileiros. Viemos ao encontro buscar mais subsídio e saímos ainda mais indignados com os riscos que corremos. Agora é mais do que a hora de partir para a Bahia para ajudar a fazer com que, tanto em Salvador, como em Feira e nas cidades do interior, tenhamos movimentos de organização para ampliação dos debates das insatisfações, para que possamos reverter essa situação absurda que é a reforma da previdência nos moldes em que está sendo proposto pelo governo golpista do Temer".
Pela proposta apresentada por Temer, a idade mínima para se aposentar passa a ser de 65 para homens e mulheres, e o tempo mínimo de contribuição salta de 15 anos para 25 anos.
Na prática, isso significa que o trabalhador precisará contribuir 49 anos para assegurar o recebimento de 100% da aposentadoria. Isso porque o tempo mínimo de contribuição de 25 anos dará direito a apenas 76% da aposentadoria, por conta do cálculo do benefício.
Além disso, a proposta equipara as idades de aposentadoria entre homens e mulheres.
Atualmente, as mulheres podem pedir a aposentadoria com 30 anos de contribuição e os homens, após 35 anos de trabalho. Com a reforma da Previdência do governo Temer, homens e mulheres terão que completar 65 anos de idade.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323