Na manhã desta segunda-feira, (13), foi inaugurada no saguão Josaphat Marinho da Assembleia Legislativa da Bahia, a exposição que reverencia a memória do jornalista Jorge Calmon. A mostra, que tem curadoria do fotógrafo Valter Lessa, é uma homenagem da Alba e da Associação Bahiana de Imprensa (ABI).
O deputado estadual e líder do governo, Zé Neto (PT), participou do ato de abertura e na ocasião falou sobre a importância do homenageado para a história da Bahia.“Jorge Calmon foi uma referência na comunicação e na luta por liberdade, em nosso estado. Ao encontrar os seus familiares, a frase que me veio à cabeça foi um adágio conhecido por aqueles que sempre estiveram nas trincheiras da resistência e da luta democrática, que diz o seguinte: 'A memória é a melhor arma contra os opressores'. É assim que se denomina a passagem de Jorge Calmon entre nós, que hoje homenageado na Assembleia, faz com que tenhamos novamente acesa a chama por liberdade”, disse o deputado.
A exposição é composta por 20 imagens flagrantes da atividade do jornalista em companhia de familiares, autoridades e amigos, que foram selecionadas do seu acervo particular. O trabalho já havia sido exposto, em 2015, na sede da ABI, durante as comemorações do centenário de nascimento de Jorge Calmon.
13
Mar