Com o objetivo de discutir a crise hídrica na Bahia, foi realizada, na tarde desta segunda-feira (13), uma reunião conjunta das comissões de Agricultura, de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos e de Infraestrutura. Na ocasião, foram apresentadas ações realizadas pelo Governo do Estado para combater o problema da seca na Bahia, os investimentos feitos em infraestrutura hídrica e saneamento, e o panorama atual da crise hídrica no Estado.
Segundo os presidentes das comissões, o deputado Eduardo Salles, presidente da Comissão de Agricultura; o deputado Hildécio Meireles, presidente da comissão de Infraestrutura, o deputado Fabio Souto, presidente da comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos, as demandas e sugestões apresentadas durante a reunião serão encaminhadas através de ofício para o Ministério da Agricultura e Ministério da Integração Nacional.
O deputado estadual e líder governo, Zé Neto (PT), comentou a importância da iniciativa. “Hoje, a reunião sobre a crise hídrica, realizada pelas comissões, teve como objetivo fazer uma anamnese mais profunda dos diversos problemas que estamos enfrentando com a seca. Além disso, trazer opiniões e ouvir o governo sobre as diversas ações que estão sendo realizadas na Bahia para que possamos conviver melhor com essa profunda dificuldade que tem vivido todo o semiárido do país. Como boa parte do semiárido nacional está aqui em nosso Estado, essa realidade acaba sendo muito mais dolorosa e difícil”, disse.
Zé Neto aproveitou para destacar o trabalho que vem sendo realizado pelos órgãos do Governo do Estado para enfrentar a crise. “Para nós do governo, momentos como estes enfrentamos com tranquilidade e clareza, já que temos plena consciência que em meia a tantas dificuldades no Brasil, aqui na Bahia órgãos como a Cerb, Sema, Embasa, Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e os demais órgãos governamentais têm enfrentado com vigor e determinação, comandados pelo governador Rui Costa, estes momentos que estaria bem pior se não tivesse a determinação governamental de não medir esforços para tentar minimizar o sofrimento dos baianos”, finalizou
Participaram do encontro o secretário de Meio Ambiente , Geraldo Reis, secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), Cássio Ramos Peixoto, o presidente da Embasa, Rogério Cedraz, Márcia Telles, diretora do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos-Inema, Marcus Vinicius Bulhões diretor presidente da Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia- CERB, o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento-Conab, Franklin Gomes, e deputados estaduais e federais.