Nesta terça-feira (22), comemora-se o Dia Mundial da Água, data instituída pela ONU em 22 de março de 1992 que visa à conscientização da população a respeito dessa valiosa substância. E diante dos problemas que enfrentamentos por conta da estiagem, na manhã de hoje, o deputado Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, participou de um debate sobre o assunto, promovido pela Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos, presidida pelo deputado Fábio Souto.
O deputado ponderou sobre a importância do debate. “Precisamos entender de forma definitiva que a água depende dos rios, portanto das preservações desses mananciais, das matas e de toda estrutura ao redor deles, como também, precisamos ter mais sabedoria para consumir essa água com cuidado e razoabilidade, já que um dos aspectos que tem sido levantado todos os dias é o desperdício de água especialmente nas grandes cidades. O Governo do Estado tem feito esforços grandes, o Governador Rui Costa, principalmente nos últimos seis meses”, disse Zé Neto.
Na ocasião, o líder do Governo destacou ainda, futuras e atuais ações de combate à seca. “O Governo do Estado não mede dificuldades na busca de diminuir os impactos sofridos pelo interior. Foi assim em Santa Luz e Queimadas com várias intervenções importantes para levar água para aquelas localidades e adjacências, com o lançamento da barragem em Seabra na Chapada, investimento de quase 90 milhões. Inauguramos a duplicação de fornecimento de água em Santo Estevão, que atende a seis municípios e da mesma forma lançaremos nos próximos dias duas licitações importantes, para a região norte de Feira de Santana, além de Santa Barbara, Tanquinho e Santanópolis. E nos próximos dias faremos um grande investimento também na adutora que liga Conceição da Feira à Feira de Santana, responsável pelo fornecimento de água de Pedra do Cavalo para dezenas de municípios, mais de R$ 30 milhões serão investidos, que até o meio do ano serão licitados, sem contar as diversas intervenções das secretarias envolvidas. Portanto, vamos continuar trabalhando e unindo forças, independente de partidos políticos e posições ideológicas, para que alcancemos soluções para a seca que se aprofunda e uma otimização do uso da água”, pontuou.
22
Mar