Com o objetivo de discutir a produção de soro antiofídico contra picadas de animais peçonhentos na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), o deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, recebeu no gabinete, em Salvador, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Vivaldo Mendonça; o reitor da UEFS, professor Evandro Nascimento; a professora da UEFS, Ilka Bionde; e o coordenador de pesquisa da UEFS, Dagoberto Freitas. Na ocasião, foram apresentadas ao secretário todas as questões relacionadas à produção do soro, que tem sido tocada com muita dificuldade na instituição.
Após a reunião, o deputado Zé Neto fez um balanço do encontro. “A questão da produção do soro antiofídico contra picadas de animais peçonhentos na Bahia é um grande desafio. Alguns problemas que nós tínhamos enfrentado, do ponto de vista administrativo, para a liberação de recurso para a reforma do laboratório de animais peçonhentos foi um dos pontos discutidos, questão que foi resolvida pelo nosso secretário Vivaldo Mendonça durante o encontro. Na oportunidade, também foi marcada uma reunião em Feira de Santana para visitar o laboratório e a Fazenda Xavante e conhecer de perto outros espaços que possam ser utilizados para ampliação dessa produção”, afirmou.
Por fim, o deputado comentou sobre o potencial da UEFS e agradeceu ao secretário pela atenção dada ao projeto. “A UEFS está na frente em termos tecnológicos na Bahia e no Brasil, e tem plena condição de firmar parceria com o Governo do Estado e com outras instituições. A conversa de hoje teve um efeito excepcional para que pudéssemos desencadear de forma definitiva essa construção em torno da melhoria da produção do soro na Bahia. Aproveito para agradecer ao secretário Vivaldo Mendonça pela disponibilidade e a atenção que ouviu todas as demandas da UEFS”, concluiu.
27
Mar