Entre os dias 9 e 13 de agosto, a Bahia sediará a edição do Campus Party, o maior evento tecnológico do mundo que completa 10 anos no Brasil. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação Vivaldo Mendonça e o presidente do Campus Party, Francesco Farrugia, em coletiva à imprensa realizada no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, na manhã desta segunda-feira (02). O evento que acontecerá na Arena Fonte Nova tem como tema Inovação Produtiva e deve reunir 4 mil campuseiros e 30 mil visitantes.
O deputado estadual e líder do governo, Zé Neto (PT), participou da apresentação do Campus Party Bahia 2017, e falou sobre a importância do evento. “A tecnologia está presente no dia a dia das pessoas em todo o mundo. As redes estão cada vez mais consolidadas e o conhecimento passa a ser algo imprescindível para o desenvolvimento de qualquer grupo, em qualquer nação. E nós temos que nos encaixar nesse movimento do mundo para fazermos a diferença com criatividade, percepção e inovação. Quero parabenizar o nosso secretário Vivaldo Mendonça, que com o apoio do nosso governador Rui Costa, traz para cá um dos maiores eventos mundiais de tecnologia, que é o Campus Party. Foi bom estarmos aqui conhecendo mais sobre essas movimentações que, com certeza, influenciam nas decisões tomadas mundo a fora. Lembrando que a internet é mais que uma rede de computadores, é, acima de tudo, uma rede de pessoas que precisam se encontrar. Esse evento fará com que as pessoas se encontrem trazendo novas ideias, que trarão grandes resultados para o nosso estado”, disse.
O Campus Party é a maior experiência tecnológica do mundo. Realizada desde 1997, reúne jovens geeks em um festival de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e universo digital. O evento nasceu na Espanha e se internacionalizou. Desde 2008, passou a ter edições no Brasil, Inglaterra, Alemanha, Colômbia, México Equador, El Salvador, Cingapura, Itália, Portugal e Estados Unidos. Em 2017, a Campus Party Brasil completa dez anos de existência.
Com a vinda do evento para Salvador, as secretarias do estado estão se articulando para o desenvolvimento de projetos que poderão ser apresentados durante o Campus Party. Na avaliação do governador Rui Costa, o evento traz para Salvador a possibilidade de ampliação das perspectivas profissionais de jovens baianos e proporciona o estímulo à troca de ideias na área tecnológica.
Durante a coletiva, vários jovens ligados à área de tecnologia e inovação estiveram presentes, como o designer itajuipense Maciel Barreto. Maciel participou da edição de 2012, onde construiu um CPU-Coringa, inspirado no famoso personagem das histórias em quadrinhos, nos filmes e nos videogames do Batman. Ele já participou de edições nacionais e no exterior da Campus Party e por diversas vezes sagrou-se campeão em diversas modalidades, inclusive, na categoria Casemod, ou seja, foi campeão na categoria de modificação do gabinete de um computador.
O evento contou com a presença do vice-governador João Leão, a senadora Lídice da Mata, os reitores das universidades estaduais: Evandro do Nascimento Silva (UEFS), José Bites de Carvalho (UNEB), Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro (UESC); o reitor da Universidade Federal da Bahia João Carlos Salles; deputados federais e estaduais; e secretários de Estado.