Investimentos públicos em mobilidade urbana vêm sendo anunciados, e alguns já executados, inclusive pelo Governo do Estado. Recentemente, foi anunciada a abertura do edital para a construção do BRT (Bus Rapid Transit), que ligará a Estação da Lapa à Praça Newton Rique, na região do Iguatemi, e tem a primeira etapa orçada inicialmente em R$ 408 milhões.
Para tratar detalhes do assunto, a Comissão Especial de Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa da Bahia, presidida pela deputada estadual Maria Del Carmen (PT), realizou nesta terça-feira a audiência pública que trouxe como tema “Mobilidade Urbana: o BRT de Salvador”.
Na oportunidade, o deputado estadual e líder do governo, Zé Neto (PT), contribuiu com o debate e destacou a necessidade de um transporte mais integrado. “O pleno funcionamento do transporte público facilita a vida de todos, afinal, colabora para que as pessoas cheguem mais rápido em suas casas, viabilizando a criação dos filhos, o estudo, enfim, a qualidade de vida. Tudo isso deve ser o vetor principal deste debate. Neste momento não é necessário uma disputa política, a disputa deve ser do que podemos fazer mais para que as pessoas cheguem com menos tempo em suas casas”, afirmou.
Durante o evento, o secretário de Mobilidade Urbana de Salvador, Fábio Mota, apresentou ainda as principais características do projeto, a exemplo do trajeto e sua relação com a paisagem urbana.
18
Abr