Com o tema “Terra e Produção de Alimentos – Mulheres e Homens dando as mãos”, foi iniciado na noite desta terça-feira (18), o V Congresso dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar. Promovido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Bahia (Fetraf), o evento acontece no Auditório Central da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Representado pelo assessor Aurelino Bento, o Mandato da Luta participou da abertura do Congresso.
Compuseram a mesa de abertura o coordenador estadual da Fetraf, Rosival Leite; a representante nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Elisângela Araújo; o secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Jerônimo Rodrigues; o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins; a superintendente do secretário Carlos Martins, Rose Pondé; a secretária de Formação da CUT, Rosane Bartotti; o secretário de Organização e Política Sindical, Ari do Nascimento; o coordenador geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Contraf), Marcos Rockinski; e o coordenador executivo do Conselho do Desenvolvimento Estadual, Jonas Paulo.
Em suas falas, os presentes debateram temas como a PEC 287 – que trata sobre a reforma previdenciária e os efeitos das mesmas para os trabalhadores do campo. Segundo Rosival Leite, o objetivo do evento é discutir temáticas da agricultura familiar, preparar a base sindical para este ano e para o próximo e debater os prejuízos do governo Temer.
Até sexta-feira são esperadas mil pessoas de pelo menos 82 cidades baianas. Durante os três dias de Congresso serão realizadas oficinas, paineis, plenárias, palestras, entre outras ações. Além disso, empreendimentos da agricultura familiar estarão expostos, como por exemplo a venda de lanches.
Ainda, no congresso os agricultores vão tratar temas referente a Formação e Educação do Campo; Sucessão na Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural; Gênero e Geração do Trabalho e Renda.
18
Abr