Na manhã desta terça-feira (25), a União dos Municípios da Bahia (UPB) promoveu a segunda edição do UPB Debate, para discutir um novo modelo de regulação e pactuação de saúde. O evento realizado na sede da instituição, em Salvador, reuniu mais de 70 municípios e contou com a presença de representantes da Secretaria de Saúde do Estado, do Ministério Público e da Federação dos Consórcios Públicos do Estado da Bahia (FECBAHIA).
Durante o evento, foram debatidos a regulação do sistema de saúde no Estado, os consórcios de saúde e a Programação Pactuada e Integrada (PPI). Bem como, o cenário econômico do país e do estado, e a situação da saúde nos municípios. Por fim, os participantes iniciaram um debate amplo sobre o tema onde foi pontuado os diversos aspectos sobre o atendimento, a estrutura e o funcionamento do sistema de saúde no interior do estado.
O deputado Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, participou do evento e falou sobre a importância do debate e dos Consórcios de Saúde. “Quero parabenizar ao presidente da UPB Eures Ribeiro, prefeito de Bom Jesus da Lapa, por essa iniciativa que irá contribuir de forma significativa na administração dos municípios, e chamar a atenção para os esforços do Governo do Estado para melhorar o sistema de saúde em todo o estado, como os consórcios de saúde, que estão possibilitando a construção de policlínicas regionais, onde a meta é construir 28 policlínicas, com até 13 especialidades e 32 serviços e equipamentos”, disse. Zé Neto também se colocou à disposição da UPB para ajudar no que for possível para melhorar ainda mais o sistema de saúde na Bahia.
Participaram do debate, o presidente da UPB Eures Ribeiro, o promotor de justiça do Ministério Público da Bahia, Rogério Queiroz; o presidente da Federação dos Consórcios Públicos do Estado da Bahia (FECBAHIA), Dival Pinheiro; Luiz Cláudio, Chefe de Gabinete da Sesab representando o Secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas; a superintendente dos Sistemas de Regulação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), Ana Paula Dias; o coordenador dos Consórcios de Saúde, Nelson Portela; e a coordenadora de Planejamento Regional Integrado (COPRI), Assessora de Planejamento e Gestão (APG) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), Joana Molesine. Durante este ano de 2017, acontecerão outras edições do projeto UPB Debate, sempre contemplando temas de interesse municipalista.
25
Abr