REGIONALIZAÇÃO DA SAÚDE

Regionalização da saúde na Bahia

 A política de regionalização da saúde na Bahia tem sido uma de nossas importantes bandeiras de luta. Em parceria com a Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado (Ahseb), a Federação Baiana de Saúde (Febase) e o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde (Sindhosba), nosso mandato tem sido o principal interlocutor na iniciativa de buscar, junto ao Governo Wagner, a organização plena dos hospitais baianos.

Através do presidente Marcelo Britto, a Asheb tem conseguido escrever a nova história de diálogo, objetivando maior integração com a sociedade e o desenvolvimento real do setor. Para nós do Governo, é importante que tenhamos um tratamento que aproxime os sindicatos laborais e o setor patronal, no sentido de encontrar sempre o bom senso na perspectiva de melhorar as relações.

Buscamos o fortalecimento e a ampliação da rede de atendimento do Planserv em toda a Bahia, através da parceria com clínicas, hospitais e laboratórios e, consequentemente, a melhoria na qualidade de atendimento para os beneficiários. 

Com a intervenção de nosso mandato, conseguimos apoio do Governo Wagner para que o Planserv pudesse avaliar linhas de crédito e possibilitar a recuperação física e financeira dos hospitais. Hoje, o Planserv está se construindo como o mais organizado e melhor plano de saúde da Bahia, inclusive inovando no diálogo, já que não existem precedentes, talvez, no Brasil, de um plano de saúde que convoca seus prestadores e, frente a frente, discute caminhos para melhorar e corrigir o relacionamento e a qualidade dos serviços prestados à população. 

Defendemos o Projeto de Regionalização do Sistema de Atendimento Móvel em Urgência (SAMU), que irá atender a grupos de cidades e proporcionar a redução drástica do inchaço vivido por hospitais como o Clériston Andrade, em Feira de Santana, e o  Hospital Geral do Estado (HGE,) em Salvador. 

Em parceria com as diversas secretarias estaduais, em especial com a da Saúde (Sesab) e a de Administração (Saeb), propomos a ampliação do diálogo e a criação de uma câmara técnica para tratar das demandas do setor, além de buscar um caminho mais seguro para desenvolver a saúde em nosso estado. 

Também apoiamos o guarnecimento do atendimento de hospitais de pequeno porte, que viabilizará a descentralização do atendimento nos grandes centros. 

A saúde pública e privada na Bahia caminha para um maior processo de integração e compartilhamento, e nisso nós somos entusiastas. Nessa direção, concentraremos esforços para garantir mais eficiência no atendimento. 

É por tudo isso e pelo que ainda falta ser construído, que queremos continuar juntos nessa luta!

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323